As situações de
aprendizagem que compõem essas atividades, visam a ampliação de conceitos que a
criança já traz de sua própria vivência. Ao realizar tais atividades, o
aluno tem a oportunidade de desenvolver o raciocínio lógico e o vocabulário
matemático estabelecendo relações entre o número e suas diversas funções. Nosso
principal objetivo ao trabalhar com esse tema é levar o aluno a construir o
significado do número por meio de situações-problema que envolvam contagens,
códigos e números. A partir dessa construção, ele será levado a estabelecer
relações entre diferentes números, observar regularidades, interpretar e
produzir escritas numéricas. Para compreender as operações é indispensável que
o aluno construa seus significados partindo da análise de diferentes
situações-problema. Atividades como essas, dão oportunidade para o aluno
desenvolver seu saber operatório, construindo e organizando fatos fundamentais,
descobrindo propriedades, utilizando diferentes formas de calcular, a partir da
educação infantil. É importante ressaltar que devemos respeitar a faixa etária,
e tomar cuidado para não oferecer algo que fuja demais do seu entendimento, ou
algo fácil demais.
Ao aplicarmos as atividades mencionadas no tópico anterior, com uma aluna do 1°
ano do ensino fundamental, logo de início ela mostrou-se bastante ansiosa ao
desempenhar tal tarefa, a primeira parte (preencher os números do teclado
do telefone), fez rapidamente e concluiu com êxito. Já na segunda parte a aluna
disse que não poderia fazer, pois não conhece esse tipo de relógio e que na sua
casa só tem relógios digitais. Obviamente não poderíamos nos
contentar com sua explicação, e mais do que depressa, apresentamos um relógio
de ponteiro para ela, e em uma linguagem simples explicamos as funções do
relógio, e quais os números que o compõem, após as explicações a menina
concluiu a atividade com êxito.
Ao aplicarmos as atividades mencionadas no tópico anterior, com uma aluna do 1°
ano do ensino fundamental, logo de início ela mostrou-se bastante ansiosa ao
desempenhar tal tarefa, a primeira parte (preencher os números do teclado
do telefone), fez rapidamente e concluiu com êxito. Já na segunda parte a aluna
disse que não poderia fazer, pois não conhece esse tipo de relógio e que na sua
casa só tem relógios digitais. Obviamente não poderíamos nos
contentar com sua explicação, e mais do que depressa, apresentamos um relógio
de ponteiro para ela, e em uma linguagem simples explicamos as funções do
relógio, e quais os números que o compõem, após as explicações a menina
concluiu a atividade com êxito.
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