sexta-feira, 7 de setembro de 2012

As possibilidades de intervenção do professor no ensino de matemática, para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.


             A intervenção do professor no processo de aprendizagem de seus estudantes tem maior influência na medida de que esse professor observa, avalia, recolhe informações das situações vivenciadas e reconhece seus estudantes em constante evolução. Durante todo o processo de ensino-aprendizagem, existe uma constante interação entre aluno, professor e contexto escolar. Se considerarmos que a avaliação é parte desse processo, não seria coerente medir apenas os resultados da aprendizagem do aluno, sobretudo utilizando um único instrumento como a prova escrita ao final do bimestre.
            A avaliação, por natureza, precisa ser o mais abrangente possível. Desse modo, deve se realizada durante e ao final de cada unidade do planejamento de ensino. O que dá sentido à avaliação é usá-la para decidir o que deve ser mantido e o que precisa ser reformulado.
        O professor deve evitar ao máximo que, de modo inconsciente, a avaliação do aluno seja um instrumento de poder que estimule a passividade, o autoritarismo, a competição e o individualismo.
Trabalhando nos limites do possível, alguns procedimentos podem ser adotados:
Observação - Desenvolva o hábito de observar os alunos enquanto eles realizam as atividades. Desse modo é possível perceber:
  • sua participação em trabalhos em grupo;
  • sua autonomias na resolução de situações-problema;
  • a utilização de estratégias criativas;
  • a construção de uma lógica própria para chegar a soluções. 
Testes - São instrumentos que, mesmo quando bem construídos, mostram tão-somente qm que medida foram atingidos os objetivos relacionados ao conteúdo. Ainda assim, existe uma condição que é fundamental para que um teste reflita os conhecimentos assimilados pelo aluno: a coerência com as situações de aprendizagem que lhe foram oferecidas. Se ele só recebeu nomes e números, dificilmente vai expressar raciocínio e compreensão.
         Os alunos devem ser incentivados a avaliar o seu progresso, ao final das tarefas e ao término da unidade. Um roteiro básico deve ser afixado na sala para que possam situar-se com relação aos aspectos desejáveis na realização das atividades. Se souberem o que o professor espera, provavelmente serão estimulados a orientar a sua conduta nesse sentido

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