sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Ensinando Matemática

           Quando atinge a idade escolar, a maioria das crianças já teve experiências com números, tendo empregado a contagem, a comparação e algumas operações matemáticas nas brincadeiras e nas necessidades do seu cotidiano.
           É na escola de ensino infantil e posteriormente na escola de ensino fundamental que o alunos devem encontrar oportunidades de ampliar os conceitos que já construiu, sistematizá-los e aprofundá-los para ir progressivamente, adquirindo as competências que lhe darão acesso futuramente, como cidadão, ao mundo do trabalho, da cultura e das relações sociais.
           Pretendemos com esse blog oferecer aos professores um material que permite às crianças empregar sua experiência pessoal para produzir o próprio conhecimento matemático, por meio da resolução de situações-problema. Com o objetivo de tornar os conteúdos significativos para o alunos, estes são apresentados sob a forma de atividades, tem sido evitadas as abordagens teóricas que pouco interesse despertariam em crianças da faixa etária a que o trabalho se destina.
           As situações de aprendizagem obedecem a uma sequência em que diferentes conceitos se relacionam, resultando em novas aquisições, na ampliação e fixação dos conhecimentos anteriores. A flexibilidade desse tipo de organização permite que a construção de diferentes conceitos se faça simultaneamente: enquanto amplia seus conhecimentos de numeração e de operações, o aluno observa, descreve e representa formas geométricas, realiza medições, faz estimativas, interpreta e elabora tabelas, gráficos e outros tipos de registro de informações desde as primeiras séries.
          Ao resolver situações-problema que o desafiam a refletir, estabelecer relações, trocar ideias, elaborar hipóteses, testar procedimentos e exercitar sua criatividade, o alunos tem oportunidade de construir os conceitos lógico-matemáticos, participando com sujeito do processo de aprendizagem.
         A partir da problematização de situações do dia-a-dia o professor cria o clima favorável que estimula a criança a usar seu conhecimento prévio, confrontá-lo com o dos colegas e com o saber formal para construir conceitos mais elaborados. Assim, essas aprendizagens são compartilhadas pelo grupo, contribuindo para criar um repertório comum de experiências matemáticas na turma.

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